Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



CORIBE RECEBE SEGUNDO ENCONTRO DE ATINGIDAS POR BARRAGENS

Publicado em: 28/11/2014

Texto e imagens Movimento dos Atingidos por Barragens e extraido do blog ZDA


MAB 1

Foi realizado nos últimos dias 22 e 23 de novembro, em Coribe, no Oeste da Bahia, o segundo encontro das mulheres atingidas por barragens na região.  A atividade contou com a participação de 38 mulheres ribeirinhas dos Rios Carinhanha e Corrente, ambos afluentes do Rio São Francisco. Durante os dois dias as atingidas debateram sobre as violações dos direitos humanos das mulheres, aprofundando nas questões relacionadas à violência, trabalho e renda, prostituição, entre outros aspectos da vida das mulheres, discutindo os problemas que se agravam com as construções de barragens.

As mulheres participantes são ameaçadas por diversos projetos de barragens entre Usinas e PCHs, os debates feitos foram a partir de suas vivências na condição de ameaçadas e com base no acúmulo histórico do MAB com a luta e organização dos atingidos na denúncia das violações dos direitos humanos.

MAB 2

Foram construídas a partir dos debates, as arpilleiras, onde as atingidas com retalhos, agulhas e linhas denunciam as violações de diversos direitos humanos, principalmente direito das mulheres atingidas. De acordo  Marly Lessa, militante da região, a atividade serviu para debater as questões que afetam a vida dos atingidos, sobretudo fortalecer a organização das mulheres e fortalecer a resistência às barragens na região que já acumulam mais de vinte anos de luta. Ressaltou também a importância de construir as arpilleiras como mais uma forma de fazemos a denuncia das violações dos direitos das pessoas atingidas.

As mulheres se mostraram bastante animadas com a atividade, saíram com o compromisso de fortalecer a organização dos atingidos e construírem mais arpilleiras em suas respectivas comunidades, socializando assim o debates e a arte como forma de denúncia e resistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*