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Cajazeiras concentra maior número de denúncias de descumprimento de isolamento

Publicado em: 05/8/2020
Cajazeiras concentra maior número de denúncias de descumprimento de isolamento

Foto: Bruno Concha/Secom

A localidade de Cajazeiras concentra o maior número de denúncias feitas ao 160 (Dique Coronavírus) em relação ao descumprimento das medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus. Os dados são monitorados pela Ouvidoria Geral do Município.

 

Atualmente a região está sob medidas de restrição mais rígidas. Conforme divulgado pela gestão municipal, Cajazeiras contabiliza quase oito mil chamados entre março e agosto.

 

A Ouvidoria ressalta que a maior demanda está relacionada a queixas contra estabelecimentos comerciais que descumprem os decretos municipais, e registram aglomeração e exercício de atividade sonora. Os casos se evidenciam nos finais de semana.

 

O ouvidor-geral Humberto Viana explica que as equipes do serviço 160 se mobilizam e tentam resolver os problemas da forma mais rápida, acionando os órgãos de fiscalização. “Desde o início da pandemia, das 230 mil ligações, 136 mil geraram algum registro para um órgão responsável”, disse.

 

Viana ainda acrescenta que a região de Cajazeiras mantém um número acentuado de denúncias principalmente na rótula da X. “Começa na quarta e piora bastante na quinta, sexta e sábado e domingo”, afirmou.

 

Além de Cajazeiras, a lista das regiões com mais queixas também inclui Pernambués (5.246), Fazenda Grande do Retiro (5.108), Paripe (4.761), Liberdade (4.644), Itapuã (4.588) e São Marcos (4.339).

 

Na outra ponta desse ranking, entre os locais que têm menos denúncias estão as Ilhas (Maré, Frades, Bom Jesus dos Passos), Areia Branca, Alphaville II, Porto Seco Pirajá, Horto Bela Vista, Jardim Placaford e Jaguaribe.

 

Ao todo, de março a agosto, o órgão recebeu 232.844 chamados, sendo que 135.669 foram ligações registradas, protocoladas e encaminhadas ao órgão para adoção de providências, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Desse total, 58,95% foram de demandas relacionadas à informação, 39,24% de solicitações de serviço/denúncias, 1,41% de reclamações, 0,33 de sugestões e 0,06% de elogios.

 

Dentre as informações mais solicitadas estão questões sobre sintomas do novo coronavírus, pontos de vacinação, saque do benefício social Salvador por Todos e distribuição de cestas básicas.

 

Além do telefone, o cidadão também pode encaminhar solicitações ou denúncias para o e-mail ouvidoria@salvador.ba.gov.br, ou acessar o portal Fala Salvador (disponível aqui). A denúncia pode ser sigilosa.

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