Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BURITIRAMA: PREFEITURA REALIZOU A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Publicado em: 20/7/2015

 

A Prefeitura de Buritirama realizou, nesta sexta-feira (17), a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro com o tema, “CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026”, com o lema “PACTO REPUBLICANO NO SUAS RUMO A 2016: O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS”, avaliou a política da assistência social e definiu as diretrizes para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)  para os próximos dez anos – Plano Decenal 2016-2026.

A solenidade teve início com a entoação do Hino Nacional Brasileiro de todas as raças, que simboliza a pátria mãe, Brasil, que acolhe a todos, sem distinção. Tivemos também a apresentação da cantiga de roda, Ciranda da Inclusão, com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brinquedoteca, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em seguida, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, QUEZIA MENDONÇA, procedeu à leitura do Regimento Interno da VI Conferência Municipal, que foi avaliado, votado e aprovado pelos Delegados presentes à Conferência.
Na sua fala, a Secretária de Assistência Social, Sra. ANA CLAUDIA, fez referência à política de assistência social, no período que antecedeu à implantação do SUAS, onde predominou o assistencialismo, motivo pelo qual muitos usuários confundem as novas mudanças de um modelo, que atualmente é respaldado pela proteção social, conforme preconizam a Constituição Federal de 88 e a Lei Orgânica da Assistência Social de 93.
Durante o evento, o consultor da empresa Mabre, especializada na área da Assistência Social, RONALDO RIOS SILVA, realizou uma palestra sobre o tema central e exibiu uma retrospectiva das conferências já realizadas, desde seu início, analisando os avanços obtidos, até a conferência atual.
Após o almoço oferecido, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalhos, com suas dimensões, previamente definidas, para um momento de um amplo debate democrático, com o objetivo de avançar na estruturação da assistência social de forma participativa, a partir de reflexões sobre a realidade do município. Posteriormente, as deliberações discutidas pelos grupos, foram votadas e aprovadas em plenária, além da eleição dos Delegados que representarão o município, na Conferência Estadual a ser realizada em Salvador, com data a ser definida.
Foram eleitos, como Delegada Titular, QUEZIA MANDONÇA, sendo suplente LEANDRO ROCHA, como representantes da sociedade civil e representando o setor governamental, como Delegada Titular, FRANCILENE MARQUES JORDÃO e como suplente, EDLA RÊGO.
O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Buritirama, iniciando às 7:30h para credenciamento.
Participaram da VI conferência, o Prefeito de Buritirama, ARIVAL VIANA, a Secretária Municipal de Assistência Social, ANA CLAUDIA PARAENSE VIANA, a Presidente do CMAS, QUEZIA MENDONÇA, a Representante dos Trabalhadores de Assistência Social, BÁRBARA MASCARENHAS ROCHA, o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador ALAN NUNES MACHADO, o Comandante da Polícia Militar de Buritirama, Tenente ROBSON, a Representante dos usuários dos serviços, GIDENILZA MARQUES DA COSTA, além de secretários municipais, vereadores, conselheiros tutelares, servidores públicos, gestores escolares, representantes da sociedade civil e usuários da política pública de assistência social, com destaque para a participação de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.
Ao final dos trabalhos, foi servido um coquetel aos participantes da conferência. O evento foi conduzido pela Mestre de Cerimônias, FRANCILENE MARQUES JORDÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*