Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BURITIRAMA: ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR- SUCESSO ABSOLUTO!

Publicado em: 05/10/2015
????

????

A eleição para Conselheiro Tutelar de Buritirama ocorreu normalmente durante o dia deste domingo, 04 de outubro de 2015.

Durante todo o dia, uma movimentação intensa por toda cidade que parecia eleição para Prefeito.

Filas enormes foram criadas para que o eleitor pudesse exercer seu direito de votar.Algumas pessoas no entanto não estavam sabendo o procedimento de ser a votação em apenas um só lugar.

Primeiro que foi uma eleição unificada e que foi determinada pelo CONAN e que determinou que a Justiça Eleitoral de Barra organizasse o certamente tanto de Barra quanto de Buritirama em apenas um Colégio, neste caso foi a Escola Municipal Luis Eduardo Magalhães. Deste total de urnas, foram divididas por proporção eleitoral, sendo que Barra ficou com 14 e Buritirama ficou com 08 urnas.

O CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Buritirama,a Secretaria Municipal da Assistência Social e o Cartório Eleitoral não tiveram culpa alguma,já que foi uma determinação da Resolução do CONAN.

Os orgãos de Buritirama, fizeram os questionamentos e até apresentaram a Promotoria na Comarca de Barra, sugestões para dividir em dois colégios como por exemplo: Um para eleitores da sede e outro para eleitores da zona rural, mas não teve como fazer pois não tinha urnas suficientes; como também seria impossivel levar urnas para a zona rural; ou seja, os orgãos muncipais encarregados de realizar o processo eleitoral não pecaram em nada e todos os candidatos estavam cientes do processo, ou seja, do que podia ou não.

Em relação a quantidade de filas, não houve desorganização, muito pelo contrário, foi um número grande de pessoas que compareceram pela manhã que veio da zona rural e é natural que se façam filas.A partir do meio dia até as 14 horas, praticamente a escola estava vazia, porém ao chegar próximo ao final de fechar o portão da escola, um numero gigantesco de eleitores compareceram e causou um certo desconforto, mas a organização alertou sobre o horário e todos adentraram nas dependências da escola aonde estavam as urnas, fechou-se o portão e todos tiveram seus direitos garantidos. Não votou quem não quis e quem não teve interesse, pois já tinha sido divulgado maciçamente em diversos veiculos de comunicação, além da rádio peão e também pelos blogs e rádio fm local.Falta de informação não foi.

A verdade, é que a eleição superou todas as expectativas e vai entrar para a história e trazemos os seguintes pontos:

Número de Candidatos: 23 -Sendo que inscrito 32

Total geral de votos: 3.703 – um recorde nunca esperado

Número de votos da zona rural: 1.283 – Votação recorde de eleitores vindo da zona rural

Número de votos da sede: 2.420 – Votação muito grande na sede neste tipo de eleição.

Os candidatos tiveram todas as oportunidades de esclarecimentos, através de reuniões e também todas as condições iguais.

Todos tiveram horário eleitoral, divulgação na rádio em Spots durante a semana em toda programação da Buritirama FM, assim como entrevistas pontuais com todos os candidatos.

A divulgação foi reforçada e a orientação do que podia ou não, todos já sabiam.

Todas as urnas foram lacradas e em seu trajeto para a Câmara de Vereadores foi filmada e narrada em video para mostrar transparência em toda condução que foi realizada pelos Servidores do Cartório Eleitoral, a Presidente do CMDCA de Buritirama, um representante da Imprensa e escoltado pela Policia Militar.

A contagem dos votos, ficou sob responsabilidade e coordenação do Servidores do Cartório Eleitoral, teve outras sugestões, mas a que valeu foi do pessoal do Cartório Eleitoral.

A contagem demorou, mas foi transparente e não houve questionamentos.A emissora de Rádio Buritirama FM periodicamente passava aos ouvintes que estavam em várias partes do muncípio e também acompanhando pela internet, os resultados parciais e até o resultado final.

Foi instalado também, um telão na área externa da Câmara de Vereadores para o público acompanhar a contagem em tempo real.

Não houve uma só denúncia ou muito menos alteração, que necessitasse da PM ser acionada.Tudo ocorreu na paz!

Quem venceu foi no voto e todos sabem muito bem de consciência o que fez ou que deixou de fazer.

O cinco eleitos:

Giovania Caitano: 383

Debora Gama :356

Beatriz da Silva: 295

Edinalva Alves: 216

Fernando Caitano: 198

Parabéns ao CMDCA de Buritirama,Secretária da Assistência Social,Prefeitura de Buritirama,Câmara de Vereadores, Justiça Eleitoral de Barra, Candidatos, Mesários,Policia Militar, Eleitores e Rádio Buritirama FM.

Falhas acontecem em todos os lugares, mas em relação à eleição para Conselheiro Tutelar de Buritirama, se houve falhas, devem ser corrigidas, mas no geral, pode-se dizer: SUCESSO TOTAL!

De resto….É resto!

Por João Néris DRT 4145-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*