Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BROTAS DE MACAÚBAS:INSTALADA NOVA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA

Publicado em: 27/8/2015

11900002_416711548453479_5817705251547636378_n

Com a estonteante vista de nossa cidade, observada do alto, a nova Estação Meteorológica Automática de Brotas de Macaúbas já está devidamente instalada no alto do Morro da Capelinha. Os trabalhos foram realizados pelos técnicos Daniel da Silva Santos e William Jéferson de Campos Júnior, da empresa Facti Cemaden, sob supervisão e apoio de funcionários da Prefeitura Municipal. A Estação será de grande importância no aprimoramento das informações meteorológicas, possibilitando aos agricultores brotenses decisões mais precisas em todas as etapas das atividades agrícolas, desde a preparação do solo até a colheita, armazenamento e transportes dos produtos, como assegurou o secretário do Meio Ambiente, Carlos Jorge, presente na implantação do projeto em nossa cidade.
A implantação da Estação Meteorológica aconteceu graças ao acordo técnico firmado pela Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas com o Instituto do Meio Ambiente/Instituto Nacional de Meteorologia (Inema/Inmet). Juntamente com Brotas, outros sete municípios – Jeremoabo, Pilão Arcado, Xique-Xique, Macaúbas, Curaçá, Itamaraju e Formosa do Rio Preto – ganharam uma dessas estações que tem um custo médio de US$50 mil.

FERRAMENTA FUNDAMENTAL
Para a maioria da população, o resultado mais conhecido da meteorologia é a previsão do tempo, divulgada diariamente pela mídia, mas esta área do conhecimento gera informações indispensáveis para o setor agrícola. As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso e evitando perdas por adversidades climáticas.
A implantação dessa importante política pública trará grandes benefícios, principalmente para a agricultura familiar. E o acordo de cooperação técnica firmado pela Prefeitura com o Inema/Inmet marca o alinhamento das políticas públicas do governo federal com o nosso município no sentido de promover uma agropecuária forte em Brotas de Macaúbas.

COMO FUNCIONA
Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados.
Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através do site www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.

* Fotos de Elder Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*