Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BRASIL SE ABSTÉM EM VOTAÇÃO PARA SUSPENDER RÚSSIA DE CONSELHO DA ONU

Publicado em: 08/4/2022

O Brasil se absteve da votação que aprovou a suspensão da Rússia no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). A medida é uma represália ao massacre em Bucha, na Ucrânia.

 

Outros 57 países tiveram o mesmo posicionamento do Brasil. Ao todo, 93 países votaram pelo afastamento. De acordo com o que divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a proposta apresentada pelos Estados Unidos nesta quinta-feira (7), sob o argumento de “violações e abusos flagrantes e sistemáticos dos direitos humanos”, foi chancelada pelos diplomatas.

 

O Brasil é representado nas Nações Unidas pelo embaixador Ronaldo Costa Filho (foto em destaque). Os que votaram contra somaram 24 votos, entre eles os votos da Rússia e de países parceiros como Belarus.

 

O projeto de resolução fala em “graves preocupações sobre a crise humanitária e sobre os direitos humanos na Ucrânia”, depois de relatórios sobre violações cometidas pela Rússia. Moscou desmente ter os civis como alvo.

 

O Conselho de Direitos Humanos foi criado em 2006 e é composto por 47 Estados-membros, eleitos pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. Na história da ONU, só a Líbia foi suspensa do Conselho de Direitos Humanos, em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*