Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BOM JESUS DA LAPA:EMPRESÁRIO ADOTA METODOLOGIA PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE

Publicado em: 21/12/2013

220131221091618
Ascom Sebrae

Proprietário da Cerâmica São Felipe, o empresário Ulisses David da Silva resolveu começar o próximo ano com o pé direito. Com a intenção de melhorar a eficiência do negócio e obter maior produtividade nos processos, ele buscou adequar a empresa às leis socioambientais e trabalhistas. Para isso, o empreendimento passou pela implantação da Norma Regulamentadora (NR12), que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção, visando garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

A metodologia do Sesi conta com o apoio do Sebrae Bahia para implementação da consultoria nas empresas. A NR12 é aplicada em todos os setores que utilizam máquinas e equipamentos, e ainda fabricação, importação e comercialização. Na empresa de cerâmica, em Bom Jesus da Lapa, o trabalho foi feito em etapas de sensibilização e treinamento, elaboração de inventário e elaboração do plano de adequações das máquinas e equipamentos.

Para Ulisses da Silva, que tem uma loja de blocos e lajes de cerâmica e possui 28 colaboradores, todas as sugestões apresentadas estão sendo efetuadas. “A diferença percebida foi a redução no número de ausências ao trabalho, tirando os funcionários da fadiga. Houve melhoria da qualidade do serviço e segurança no trabalho, restringindo drasticamente a perda de produção por faltas”.

Segundo o consultor de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi, Tiago Azevedo de Araújo, o objetivo dessa parceria com o Sebrae é a prestação de consultoria técnica às empresas no cumprimento de alguns requisitos da NR 12, que trata das condições de segurança na operação das máquinas e equipamentos, através da elaboração de um “Inventário de Máquinas e Equipamentos” e aplicação de uma Metodologia para elaboração do “Plano de Adequação de Máquinas e Equipamentos”.

Segundo o consultor de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi, Tiago Azevedo de Araújo, o objetivo dessa parceria com o Sebrae é a prestação de consultoria técnica às empresas no cumprimento de alguns requisitos da NR 12, que trata das condições de segurança na operação das máquinas e equipamentos, através da elaboração de um inventário de máquinas e equipamentos e aplicação de uma metodologia para elaboração do Plano de Adequação de Máquinas e Equipamentos”.

De acordo com o coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, com a implementação das ações, a empresa busca a redução do número de acidentes com máquinas e equipamentos e como consequência reduz o número de autuações do Ministério do Trabalho e Emprego.

A consultoria é personalizada e tem como foco impactar positivamente nos resultados imediatos e futuros da organização, melhorando a sua produtividade e por consequência a sua competitividade. O tempo de consultoria depende do número de maquinário existente na empresa, variando de 30 a 60 dias para finalização do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*