Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BARREIRAS:PREFEITURA IDENTIFICARÁ DIFICULDADES ENCONTRADAS ENCONTRADAS POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA PARA FREQUENTAR A ESCOLA

Publicado em: 30/8/2013

img_barreiras_deficienciafrequentarescola_jovens

img_barreiras_deficienciafrequentarescola_palestra
Com o objetivo de garantir a permanência de crianças e jovens com deficiência nas unidades de ensino da rede municipal. A Prefeitura de Barreiras aplicará um questionário para identificar quais são as barreiras causadoras da evasão escolar entre pessoas com deficiência.

Para preparar os servidores que atuarão na aplicação dos questionários, o grupo gestor local do Programa BPC na Escola, promoveu uma capacitação na última segunda-feira, 26, no auditório da Escola Municipal de Informática. A ação, que integra as secretarias municipais de Trabalho e Promoção Social, Saúde e Educação, trouxe informações relevantes sobre o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC.

“Será uma grande mobilização envolvendo as escolas, os CRAS, CERESTE e órgãos municipais de acompanhamento dos jovens com deficiência de 0 a 18 anos para identificar em que condição estão vivendo, a regularidade escolar e o que dificulta a permanência na escola”, disse a secretária do trabalho e promoção social Antônia Pedrosa.

Cerca de 30 técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS trabalharão na aplicação dos questionários em domicílio. As perguntas serão respondidas também por beneficiários que abandonaram às salas de aula.

“São 119 perguntas, em um questionário padronizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Os dados serão inseridos no sistema e daí será gerado um relatório geral apontando as principais barreiras, não só de natureza física ou arquitetônica, mas as que impedem a inclusão do jovem com deficiência no ambiente escolar”, explicou Eliane Machado, coordenadora do grupo gestor local do Programa BPC na Escola.

Os questionários serão aplicados até novembro, dos resultados obtidos, a Prefeitura de Barreiras vai elaborar um plano de ação intersetorial para estabelecer soluções para as dificuldades encontradas.

Dircom/Governo de Barreiras – See more at: http://www.novoeste.com/index.php?page=destaque&op=readNews&title=Prefeitura+de+Barreiras+identificar%E1+dificuldades+encontradas+por+jovens+com+defici%EAncia+para+frequentar+a+escola+#sthash.pAP68CE0.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*