Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARREIRAS:PREFEITO VISITA BAIRROS E FALA DAS PERSPECTIVAS PARA 2014

Publicado em: 19/12/2013

20131216_0929591

20131216_103157
Texto e fotos: Cheilla Gobi-Gazeta do Oeste
A Prefeitura de Barreiras trabalha com a perspectiva de que, nos próximos anos, a cidade venha a ganhar uma nova roupagem. Em visita a alguns bairros da cidade, tais como Vila Rica, Barreiras I, Vila Regina e Centro, no dia 16 de dezembro, o prefeito Antônio Henrique avaliou as problemáticas, apresentou um rápido balanço da sua gestão neste primeiro ano de governo, ponderando os esforços que foram realizados para organizar as finanças da prefeitura e torná-la apta a contrair novos projetos junto às esferas estadual e federal e falou das perspectivas para o ano de 2014.

O chefe do executivo municipal falou das principais dificuldades enfrentadas neste ano de 2013, entre elas, a questão da infraestrutura da cidade e o pagamento dos servidores.

Falando em infraestrutura, o prefeito foi às ruas vê de perto os problemas enfrentados pelos moradores e destacou a retomada da obra do esgotamento sanitário. “Já foram realizados mais de 60 km de tapa buraco, mas o asfalto está comprometido, saturado precisamos fazer uma recapagem e no local que precisar fazer nova base iremos fazer”, disse Antônio Henrique.

O prefeito ressaltou o acoplamento com a Embasa, salientando mais uma vez que depende da execução das obras de esgotamento sanitário para posteriormente pavimentar as ruas de Barreiras. “Todo primeiro ano de governo é muito difícil e a população sabe como encontramos o município de Barreiras, mas estamos trabalhando para resolver os problemas da nossa cidade. Dependemos da conclusão das obras do esgotamento sanitário para depois fazermos a pavimentação asfáltica, e boa parte dos trabalhos depende praticamente das ligações domiciliares que ainda não foram concluídas”, disse o prefeito pedindo um pouco mais de paciência por parte da população.

Pagamento de servidores

As dificuldades com o pagamento dos servidores, o gestor disse que ocorrem em função dos salários atrasados deixados pela ex-prefeita na ordem de 12 milhões, o elevado percentual de folha de pagamento na ordem de 59,76%, e ainda devido o repasse do Fundeb ser abaixo do necessário para pagar a educação.

Pontos positivos

Como resultado positivo, o chefe do executivo municipal citou a certidão do INSS e PASEP, no qual tornou o município apto a contrair novos projetos junto às esferas estadual e federal, mencionou também o faxinasso; a modernização e ampliação da coleta de lixo através de contêineres (a cidade conta com cerca de 300 contêineres principalmente nos bairros mais distantes do Centro); operação tapa buracos; a inauguração da nova Central de marcação de consultas prevista ainda para este mês (terá em média 400 lugares sentados e transição para marcação online. A intenção é acabar com as filas); o posto de Barreirinhas com atendimento até às 22 horas; retomada de marcação de exames, especialidades e procedimentos; atendimento no Hospital Eurico Dutra; ampliação do atendimento médico com a chegada de 17 médicos cubanos.

O governo municipal garante que ainda este mês serão inaugurados, os PSFs da Barreirinhas e Vila Nova, a Praça Antônio Geraldo e a Avenida Sebastião Ferreira (acesso ao HO).

Esperando o Carnaval

Pensando em uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval de Barreiras, o prefeito Antônio Henrique garante que a partir do mês de janeiro as Avenidas Cleriston Andrade e ACM serão recuperadas, assim como as calçadas objetivando melhores condições aos foliões. “Não tivemos condições para realizar o carnaval este ano, pois estávamos com mais de 12 milhões para pagar só de funcionários e eu seria muito irresponsável gastar com a festa, mas em 2014 podem ter certeza que teremos o melhor carnaval dos últimos tempos”, garantiu.

Perspectivas para 2014

O governo municipal anseia inúmeras ações para o ano de 2014, entre elas, a licitação do novo Sistema Integrado de Transportes e implantação dos azulzinhos; conclusão do esgotamento sanitário – início do Programa de asfalto de qualidade da cidade; início da obra de macro drenagem e urbanização do Loteamento São Paulo, Morada da Lua e Vila Regina (estimado em 51 milhões); início da construção de três novas escolas na sede e na zona rural, conclusão das creches; mais de 3.500 moradias do Projeto Minha Casa, Minha Vida; conclusão de CEU da Cascalheira – Centro Unificado de Arte e Cultura; municipalização do trânsito, sinalização e organização; construção de Centro de Atletismo na região da Antiga Turbinas, dentre outras ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*