Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARREIRAS: PREFEITURA APRESENTA RELATÓRIO FINAL DO PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Publicado em: 03/12/2014
 
A Câmara Municipal foi palco de mais uma audiência pública promovida pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Barreiras. Desta vez foi apresentado à população o relatório final o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. O plano é resultado de uma série de 12 consultas públicas e três audiências públicas, e agora deverá ser transformado em um Projeto de Lei.
 
Desde março deste ano a Secretaria do Meio Ambiente realizou consultas públicas nos bairros de Barreiras e também em povoados da zona rural. O objetivo foi colher sugestões e propostas da população por meio de questionários que ajudaram na construção do plano. A participação popular foi imprescindível para a concretização das propostas.

Na abertura da audiência, o prefeito Antonio Henrique enfatizou a importância deste momento para o futuro de Barreiras. “Parabenizo a equipe da Secretaria de Meio Ambiente pelo excelente trabalho realizado na elaboração desse Plano, que com certeza é um marco para nossa cidade. Vamos acabar com o lixão e implantar o aterro sanitário de acordo com as normas de saneamento básico. Esse será um grande legado para as futuras gerações de Barreiras”, declarou o prefeito.
A elaboração do plano de gerenciamento dos resíduos cumpre as determinações da Política Nacional de Saneamento e Resíduos Sólidos, criada pela Lei 11.445/2007 e 12.305/2010, que institui a responsabilidade compartilhada e estabelece metas para a eliminação dos lixões, o reconhecimento e regularização dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, entre outras exigências.

“O principal objetivo de todo esse processo é criar e implementar um sistema de gerenciamento de resíduos visando à melhoria contínua dos aspectos socioambientais e econômicos, propondo soluções para a redução e destinação ambientalmente seguras dos resíduos gerados pelo município”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Nailton Sousa.
De acordo com o relatório apresentado, recolhe-se em Barreiras cerca de 3,5 mil toneladas de resíduos por mês. Além da implantação do aterro sanitário, o Plano também prevê a incorporação das cooperativas de catadores de recicláveis à gestão dos resíduos sólidos, iniciar o processo de coleta seletiva do lixo, ampliar a discussão sobre esse tema na sociedade com investimentos em educação ambiental, ampliar o atendimento de coleta de lixo comercial e domiciliar, reciclagem e reaproveitamento do lixo.
Durante a audiência pública, que contou com a presença de autoridades municipais, vereadores, ONGs, catadores e sociedade em geral, houve espaço para a manifestação do público, com sugestões sobre o resultado da apresentação do Plano.
A íntegra do documento está disponível para download no site da prefeitura (www.barreiras.ba.gov.br) e a Secretaria de Meio Ambiente recebe sugestões até o dia 12 de dezembro pelo e-mail residuossolidosbarreiras.2014@gmail.com ou pelo telefone: (77) 3612-9601/9624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*