Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARRA:INCÊNDIO NA APA É CONTROLADO QUASE VINTE DIAS APÓS

Publicado em: 12/10/2013

bom1

bom2

bom3

bom4

bom5

bom6

bom7

bom8
Aproximadamente 100 homens do Corpo de Bombeiros atuaram no combate ao fogo

Desde o final de setembro a Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas e Veredas do Baixo Médio São Francisco localizada no município de Barra, vem sendo amplamente destruída por inúmeras faixas de fogo provenientes de queimadas ilegais em diversos pontos da região.

Com a situação, a Prefeitura de Barra imediatamente tomou as providências cabíveis para o combate ao incêndio; entre outras medidas solicitou o auxílio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), e do Corpo de Bombeiros da Bahia. Os dois órgãos prontamente atenderam ao chamado da Prefeitura, e há aproximadamente vinte dias mantêm suas equipes trabalhando na apuração, combate e prevenção do fogo.

Nesta sexta-feira (11) o Prefeito Artur Silva e o Comandante do Corpo de Bombeiros, o Tenente Coronel Miguel, concederam entrevista à Rádio Comunitária Grande Rio, para prestarem esclarecimentos à população sobre o trabalho executado.

De acordo com o Tenente Coronel, a fauna e a flora foram bastante afetadas já que a extensão do fogo foi muito grande, mas felizmente, todos os focos de incêndio já foram controlados e debelados porém, só pode ser decretada a extinção do incêndio após 48h de observação e monitoramento na área, o que está sendo feito no momento. Foram quinze dias de intensa atuação, com uma equipe composta por 92 bombeiros, trabalhando com dois aviões com capacidade para transportar 3 mil litros de água cada, e um helicóptero para o deslocamento dos homens, já que os locais eram de difícil acesso terrestre. “É importante ressaltar que o apoio logístico da Prefeitura foi essencial, sem ele não teríamos êxito nenhum nessa operação”, destacou o Coronel Miguel.

O Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia destacou também a importância do trabalho preventivo – “Não é interessante para o bombeiro combater incêndio, por isso sempre procuramos fazer o trabalho preventivo… Colocamos uma equipe de três bombeiros para realizar uma palestra educativa na Escola Municipal Profª Sylvia Araújo… As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, então nós temos trabalhado muito com a prevenção.”

O Prefeito Artur agradeceu ao Coronel Miguel e a toda sua equipe pela grande dedicação no combate ao fogo apesar das difíceis condições encontradas na mata, e pela rápida mobilização do Corpo de Bombeiros no atendimento ao chamado do município; lembrou que a Barra nunca havia enfrentado um incêndio em tão grandes proporções. Falou também sobre os altos custos da operação e o apoio do INEMA no aluguel dos aviões.

Artur destacou ainda o trabalho educativo que vem sendo desenvolvido no município -“Estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização com a educação ambiental. Estamos inseridos numa APA e precisamos preservar toda essa área… É fundamental despertar a consciência das pessoas para que não coloquem fogo na mata… Isso pode provocar incêndios de grandes proporções como esse que tivemos agora.”

Sobre o PREVEFOGO, brigada de incêndio ligada ao IBAMA que atuava no município, o Prefeito disse ter sido desativada devido à dificuldades orçamentarias do Governo Federal; no entanto, ressaltou o interesse do seu Governo em reativar o posto; falou também sobre a possibilidade de criar a própria brigada municipal para o combate a incêndios florestais.

Para finalizar, Artur afirmou ainda que o INEMA está atuando na fiscalização para localizar a origem dos focos do incêndio e notificar os responsáveis, caso haja.Ascom Barra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*