Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BARRA: COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL E SARAMPO

Publicado em: 10/11/2014

Crianças menores de cinco anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação

A Prefeitura Municipal de Barra, por intermédio da Secretária Municipal de Saúde, dará início a vacinação contra a Paralisia Infantil, ao Sarampo e a Multivacinação com Alteração no Calendário de Vacinação da criança no período de 8 a 24 de novembro de 2014, no último sábado dia 8 de novembro foi o dia D e inicio da Divulgação e Mobilização Nacional.O Trabalho continua e a população tem que participar ativamente.

Nesta ocasião serão ofertadas todas as vacinas do calendário Básico de Vacinação da Criança (de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) de maneira seletiva, visando atualizar o esquema vacinal e diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreviníveis, assim como reduzir as taxas de abadono do esquema vacinal.

Segundo Geilson Vieira, Secretário de Saúde do município, a campanha, que tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e eliminar o sarampo. Para garantir que o esquema básico seja cumprido, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde.

POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Os pais deverão procurar um posto de vacina mais próximo de sua residência, no período das 8 às 17h. Não se esqueça de levar a caderneta.

Atenção para os Postos de Vacinação:

1. PSF Assunção;
2. Santa Clara (Igreja Sagrado Coração de Jesus – em frente ao PA);
3. PSF Manga;
4. PSF Centro (Zilda Arns);
5. PSF Parque das Lagoas (Frei Benjamin Cappeli);
6. Centro de Saúde Dr. Fabriciano Teixeira;
7. PSF Subestação (Geraldo Nascimento);
8. USF Ibiraba;
9. Posto de Saúde de Igarité;
10. USF Limoeiro;
11. USF Cachoeira;
12. USF Baixão de Aparecida.

Prefeitura da Barra Trabalho e Desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*