Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



ARTIGO DE MICHEL NUNES: OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Publicado em: 22/11/2013

michael1-300x266

Consequências-da-obesidade-na-adolescência-e-infância
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Artigo: Obesidade na Adolescência por Michael Nunes

O nível de atividade física, sua influência na massa corporal e conscientização da saúde de adolescentes nas Escolas Municipais de Ibotirama – Bahia.

Os adolescentes necessitam de atividade física regular para promoção de sua saúde, manter a adiposidade do ser humano nos parâmetros normais é uma contribuição para saúde bastante relevante.

Utilizar a escola é um meio para esta conscientização, pois são jovens em período escolar. Os benefícios da atividade física, bem como os danos da ausência da mesma na saúde humana devem fazer parte do conteúdo das aulas de Educação Física, propagando essa importância do movimento com gastos de energia em curto período de tempo, que chamamos de atividade física regular, sendo fundamental despertá-los para necessidade de uma boa saúde, assim como nos remete o Parâmetro Curricular Nacional (PCN). A adolescência é uma fase onde se obtém grandes chances de prevenir problemas futuros na saúde, sabendo que a falta de atividade física é causadora de diversas disfunções orgânicas no ser humano, levando muitas vezes o indivíduo a óbito, esse é um problema mundial . Este estudo objetiva analisar e comparar o nível de atividade física e sua influencia na massa corporal e conscientização de saúde nos adolescentes de uma escola municipais de Ibotirama, utilizando coletas de dados diretamente com os adolescentes, referentes, a medidas antropométricas de peso e altura, cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC) fundamentados no Centro de Controle e prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, com percentuais estipulados para adolescentes, questionários como IPAQ versão curta e outro questionário avaliando o nível de informação e conscientização dos escolares adolescentes, referente a atividade física e saúde. É preciso entender e fazer entender os benefícios da atividade física e os transtornos da falta da mesma para o bem estar físico, e conseqüentemente ajustando ao bem estar mental e social, para um bom condicionamento físico e um crescimento melhor na vida dos adolescentes.

Fonte: Por Michael de Souza Nunes – Acadêmico do Curso de Educação Física – FASB e Extraido do Portal RNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*