Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



A CRUZ DE MORPARÁ-BA: UM NOVO CARTÃO POSTAL

Publicado em: 29/3/2015

BOA 11040085_807281122697511_1574509903_n Capturar

Primeira cruz foi colocada em 1930 e durou apenas por duas décadas, assim que caiu em 1952 foi providenciada outra, construída pelos carpinteiros: Otáciano Santos popular (Cassiano) e Antônio Emereciano conhecido popularmente por (Antonio de Obé) a cruz é fincada no mesmo local da primeira seguindo a tradição ao longo dessas sete décadas.

Muitos moradores nasceram e cresceram ouvindo historia ligada a cruz e guardando essa imagem em sua memória, em fotografias e vídeos caseiros. Mas, em 22 de Janeiro de 2015 após uma chuva e forte vendável a cruz não suporta e desaba no chão, deteriorada pelo tempo não dar para ser restaurado, este fato causou tristeza na população deixando um sentimento de vazio. Procurado por algumas lideranças de movimento da Igreja Católica de Morpará-Ba, Mário Donato artista plástico que já construiu em 2011, a estátua de são Pedro em homenagem ao padroeiro da cidade ao lado da cruz, teve a iniciativa de resgatar e publica em 27 de janeiro de 2015 pela primeira vez nas redes sociais trazendo a tona a historia e a importância que esse símbolo tem para os moradores.

Sensibilizados diversos conterrâneos colaboram financeiramente e outros com trabalhos voluntários. Sobre a direção de Mário Donato, a equipe formada por Ivan Alves, construtor civil e artista plástico, deu-se inicio a construção no dia 06/02/2015 com os 04 jovens colaboradores Ayron Silva, Brenner Emereciano, Fernando Lucas e Hyago Luann e conclui em 16/03/2015 e inaugurada as 7h:00 da manhã na terça Feira 17/03/2015 Foi inaugurado o novo monumento na serra que da origem ao nome da cidade de Morpará-Ba.  Lendro e Maisa missionários ligados a Comunidade Sagradas Chagaras realizaram a benção da cruz em um momento de oração e representando toda a Família Leite, “pioneira na Cidade” Ivone Leite fez um discurso agradecimento ao idealizador Mário Donato mais um gesto concreto e empenho nas obras realizadas na Serra em Morpará-Ba.

A alegria dos moradores e da cidade ao recuperar esse patrimônio municipal que é o mais antigo da cidade estar estampadas no rosto de cada um, agora construído em concreto é possível que se torne uma obra centenária, parabéns a população que ganhou esse monumento que virou o mais novo cartão postal da cidade, o momento não podia ser melhor, pois estamos às vésperas da Semana Santa onde uma grande parte dos moradores e visitante segue a tradição de subir nas serra, agora podem também prestigiar essa obra e outras que já foram construídas como ícones que entraram para historia dessa linda e pacata cidade que é Morpará. Parabéns a todos que estiveram empenhados nessa obra O NOVO CARTÃO POSTAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*