Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

UNICEF E PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DISCUTIRAM COM A POPULAÇÃO FORMAS DE GARANTIR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Publicado em: 02/9/2018

Nesta sexta-feira (31), a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Trabalho e Assistência Social realizaram o Fórum Comunitário, para discutir ideias e ouvir sugestões da população e da sociedade sobre formas de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Além de integrantes do executivo municipal, o encontro reuniu representantes de órgãos ligados ao assunto, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e organizações não governamentais.

Durante todo o dia, quem foi ao auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Santa Cruz, teve acesso a dados da educação, saúde e assistência social que demonstram a melhoria da qualidade dos serviços prestados em Luís Eduardo Magalhães e as ações que pretendem elevar ainda mais as estatísticas. Cerca de 1.700 municípios brasileiros já receberam o selo UNICEF Aprovado e as propostas apresentadas em encontros como os de hoje ajudaram a elevar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todos eles, com destaque para as cidades localizadas no semiárido nordestino. Entre os resultados alcançados está a redução da mortalidade de crianças menores de um ano. De 2004 a 2006, esse indicador caiu 15,2% nos municípios da região que foram certificados pelo selo UNICEF. A média nacional de queda do indicador, nesse mesmo período, foi de 3,1%. Da mesma forma, o crescimento do acesso ao exame pré-natal foi muito acima da média nacional. O número de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal aumentou 30,2% nos municípios que receberam a certificação, enquanto o crescimento médio no país ficou em 7%.

“A participação da comunidade é de extrema importância na melhoria dos resultados e na elevação da qualidade de vida da população, Por isso estamos realizando esse grande evento em Luís Eduardo Magalhães”.

Selo UNICEF Aprovado – Para conseguir a certificação, o prefeito precisa articular e envolver todos os setores no planejamento e na execução de ações pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assegurando inclusive a participação da comunidade e dos próprios meninos, os maiores interessados no fortalecimento das políticas públicas para a infância e a adolescência. Para conquistar o reconhecimento da UNICEF recomenda-se a criação de uma Comissão Municipal Pró-Selo, com diferentes integrantes. Entre eles, destaca-se o papel do articulador municipal do Selo, do CMDCA e dos próprios adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*