Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO:PREFEITURA EM PARCERIA COM AIBA E ABAPA REALIZA CURSO PARA SERVIDORES POR MEIO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Publicado em: 31/1/2018
Mais de 20 funcionários públicos recebem capacitação teórica e prática para recuperação de nascentes no município de São Desidério. O curso que teve início na manhã de hoje, 31 e segue até a sexta-feira com 80% de aulas práticas é realizado pelo Programa Municipal de Recuperação de Nascentes, viabilizado por meio de uma parceria entre Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).
A capacitação abordará temas como o Ciclo Hidrológico, Manejo Integrado de Bacias e o Método Caxabu, o engenheiro agrônomo e palestrante, Renato Rios informa que além do método Caxabu que será utilizado na recuperação das nascentes, outras técnicas complementares, garantem a proteção dos veios d’água. “O método e as técnicas que serão aplicadas conservam a qualidade da água e evitam o entupimento pelo assoreamento das nascentes”, ressalta.

“Esse é um programa muito importante para nossa região, paralelo às ações de educação ambiental que já realizamos e que terão continuidade, teremos o reforço desta parceria, vale lembrar que toda a comunidade, onde a nascente está situada, também se envolve no trabalho”, ressalta o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

Na comunidade de Jataí a nascente que receberá o Método Caxabu já recebeu limpeza e cercamento da área, amanhã os cursistas seguem para a comunidade para iniciar as aulas práticas. “Quando trabalhamos em parceria, fica mais fácil atingir diretamente as comunidades, estamos de portas abertas para realizar esses trabalhos e já temos outros projetos em andamento para continuar com essa parceria, parabéns a prefeitura por esta iniciativa. Ressaltamos também outros projetos que já desenvolvemos como a recuperação de estradas vicinais e a capacitação de profissionais no setor agrícola.”, disse o Diretor Executivo da ABAPA, Lidervan Morais.

Texto e Foto: Jackeline Bispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*