Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SANTANA: ESGOTAMENTO SANITÁRIO E CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Publicado em: 21/4/2018

Temas como esgotamento sanitário, preservação dos riachos e nascentes, atenção no descarte de lixo em vias urbanas e muito mais foram temas tratados na 2ª Audiência Pública de Saneamento de Santana, realizada na última quinta-feira (19).

Para o prefeito Marcão, o cuidado com o meio ambiente e com a saúde das pessoas está na pauta de prioridades da gestão. “Nos preocupamos muito com os mais de 700 imóveis que temos catalogados que estão, há muito tempo, jogando dejetos no riacho. Não vamos medir esforços para que essas famílias consigam construir fossas sépticas, além de buscar, junto à Embasa, melhorias do saneamento no município”, explicou Marcão.


O encontro, que contou com a participação do prefeito Marcão e dos promotores João Ricardo e Luciana Khoury, representando o Ministério Público, reuniu dezenas de santanenses no Centro de Administração e Formação. A promotora Luciana explicou que o acesso a água é um direito humano e que o saneamento, a água potável, os resíduos sólidos, o esgotamento sanitário, a drenagem de águas pluviais são questões de saúde. Ela ainda ressaltou que a população que deve fazer à sua parte e unir esforços. 


E como o cuidado com o meio ambiente pode e deve começar cedo, a secretária municipal de Educação, Lucimar de Lima Neves, sugeriu que seja feito um trabalho de educação ambiental, em parceria com o Ministério Público. Já o secretário de Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, João Trajano, falou sobre ação do município junto à Câmara Consultiva do Médio São Francisco, no sentido de conseguir recursos para ajudar às famílias carentes em construir fossas sépticas.


Participaram da reunião estudantes da Associação das Comunidades da Escola Família Agrícola de Santana (Acefasa), o representante da Câmara Consultiva do Rio São Francisco, Ednaldo Campos; do comitê da Bacia do Rio Corrente, João de Deus;Maciel, vice-presidente do Comitê da Bacia do São Francisco; Edson Júnior da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf); além de Roberto, gerente do escritório da Embasa de Santana; Celso de Jesus da Central de Associações; Representando a Câmara Municipal, os vereadores Adalto Bonfim, Zé Maria, Nel Garapa, Zé Vaca Magra, Tonhe Cepim e Jackson; além de várias entidades como o INEMA, associações de moradores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e servidões públicos municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*