Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

PREFEITURA E GRUPO BAMBUÍ APRESENTAM SISTEMA CÁRSTICO DO RIO JOÃO RODRIGUES EM SÃO DESIDÉRIO

Publicado em: 20/6/2018

O grupo de espeleólogos Bambuí com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), apresentou na noite de segunda-feira, 18, como funciona o sistema de cavernas banhadas pelo Rio João Rodrigues no município de São Desidério. “Esta é uma área muito importante e que precisa ser estudada para que possamos desenvolver trabalhos eficientes no setor do turismo, agradecemos ao grupo que realiza pesquisas há muitos anos no município, a cada visita temos novas descobertas”, disse o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

O sistema João Rodrigues, em terras saodesiderianas, tem início na Lagoa Azul, passa pela Gruta do Catão, ressurge no Buraco da Sucupira, segue para o Sumidouro do João Baio, forma o lago no Buraco do Inferno, reaparece na Garganta do Bacupari e no Poço do Surubim se encontra com o Rio São Desidério. “Exploramos e estudamos as cavernas de São Desidério desde 1993, o sistema do Rio João Rodrigues é um dos mais lindos e raros do mundo, apesar de ser uma área ainda pouco conhecida, a espeleologia é de grande importância para o estudo e a conservação desses espaços”, assegura o espeleólogo Ézio Luiz Rubbioli.

Em 1997 o grupo descobriu e estudou o Buraco do Inferno, uma das cavernas do município, as pesquisas mostraram que o local possuía o maior lago subterrâneo do Brasil. Uma das fotografias feitas pelo espeleólogo Alexandre Lobo recebeu prêmios internacional e nacional, consagrando a riqueza natural de São Desidério como uma das mais belas do mundo. “O potencial do município para a área da espeleologia sempre nos atrai, aqui existem fenômenos cársticos que acontecem em poucos lugares do mundo, a exemplo do sumidouro do João Baio, é gratificante realizar esse trabalho não só por conhecer coisas raras, mas também para levar informação para os moradores daqui”, revela Alexandre.

Um dos principais pontos turísticos onde o visitante pode apreciar um complexo amplo e completo é o Parque Municipal da Lagoa Azul. Além da trilha pela mata fechada, o lago, o aquário natural, a caverna, a fauna, a flora e inúmeras formações rochosas encantam cada vez mais os olhares dos visitantes. “Eu ainda não conheço o Parque, só pelas fotos que vi hoje já fiquei encantada, está tão perto da gente e muitas vezes não temos nem o interesse em conhecer, mas agora com certeza visitarei esse lugar que é tão belo e maravilhoso”, revela a estudante Luciana Silva.

O grupo de espeleólogos do Bambuí realiza agora a Expedição 2018 que pesquisa e estuda o Sistema do Rio Manoel Lopes, a expectativa é que muita coisa nova surja e em breve seja apresentada ao município de São Desidério.

 

Texto e Foto: Jackeline Bispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*