Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

LEM: POLICLÍNICA REALIZOU MAIS DE 200 CONSULTAS COM ESPECIALISTAS NESTE SÁBADO (24)

Publicado em: 26/3/2018

Na manhã deste sábado (24), centenas de cidadãos foram atendidos na Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães nas especialidades Otorrinolaringologia, para 150 crianças e adultos, e Mastologia, para 80 mulheres. Todos vieram dos postos de saúde, onde passaram por uma consulta que funcionou como triagem para o atendimento com o médico especialista.

O otorrino Cláudio Máximo, com 28 anos de experiência na área, afirma que a prevenção é mais importante. Pela primeira vez o especialista, que reside em Brasília, realiza consultas no município e recomendou à população que faça a prevenção, o que inclui consultas regulares. “A medicina não é curativa, é preventiva. Todos devem ter atenção a isso”, frisou.

A dona de casa, Sandra Lima, de 26 anos, está grávida de seis meses e veio à consulta com o especialista após a enfermeira do posto de saúde verificar um nódulo no seio esquerdo. Ela relatou um fato comum na população em geral, provocado também pelo medo: não fazer o toque nos seios, o que pode antecipar os cuidados necessários e evitar o tratamento, em caso de comprovação de câncer.

Satisfeita com o atendimento e o apoio recebido desde o posto de saúde, Sandra Lima mostrou-se também tranquila. “Nunca me preocupei em fazer [o toque]. Mas agora sei que tenho nódulos e estou aqui para fazer a consulta e meus exames”, disse a dona de casa.

O mastologista da Policlínica, dr. Marques, explicou que, no caso da dona de casa, fará um novo exame na Policlínica e recomendará uma ultrassom para diagnosticar se os nódulos são benignos ou malignos, quando o câncer é comprovado. “Essas etapas são feitas na rede municipal de saúde de Luís Eduardo Magalhães. Em caso de cirurgia, o tratamento será um pouco mais complexo pelo fato da gravidez”, afirmou.

O especialista orienta que as mulheres devem tocar os seios regularmente, pois o câncer de mama continua como o mais comum. “É o que mais mata, mas também o que mais tem cura. Quando diagnosticado tem chance real de 90% de cura, mas a prevenção ainda é o caminho mais fácil para ter mais chances de evitar o tratamento e as cirurgias”, falou.

Ele falou ainda que o número de comprovação de câncer de mama é relativamente alto em Luís Eduardo Magalhães. “A cada mês, comprovamos um, dois casos da doença, o que podemos considerar como um número alto pata uma cidade desse porte”, explicou Marques.

Os cuidados com a saúde, disse o especialista, não têm idade. “A maioria dos casos de câncer são registrados entre os 40 e 60 anos, entre homens e mulheres. Nessa faixa etária, o tratamento tem mais efeito. Quando o câncer é diagnosticado em pessoas mais é mais agressivo e quase sempre irreversível. Daí a importância da prevenção e das consultas regulares aos especialistas”, recomendou.

O secretário municipal de Saúde, Felipe Melhem, acompanhou os atendimentos e se mostrou satisfeito com os resultados de mais uma ação na Policlínica. “Todas as consultas são agendadas, o que comprova a eficácia do nosso sistema municipal. Não podemos e não estamos deixando a população sem atendimento. Essa é nossa missão. Só aqui na Policlínica conseguimos fazer mais de 400 atendimentos por dia. Por isso, fazemos algumas consultas aos sábados e está funcionando”, comemorou.

O gestor da saúde municipal lembrou do mutirão de cirurgias de catarata que acontecerá nos próximos dias 31 de março e primeiro de abril em Luís Eduardo Magalhães. “Serão mais de 50 já programadas e decorreram das mais de 100 consultas que fizemos nas últimas semanas aqui na Policlínica”, concluiu.

Do Mural do Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*