Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IPUPIARA:EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IPUPIARA SÃO EXIBIDAS EM SEMINÁRIO

Publicado em: 14/12/2017

“Ipupiara Alfabetizando com Sucesso”. Este foi o tema do “V Seminário de Experiências Exitosas no Ciclo de Alfabetização” da rede municipal de ensino de Ipupiara, ocorrido na semana passada. A programação foi marcada pelas exposições das atividades bem sucedidas, desenvolvidas pelos professores durante o presente ano letivo. “Comprovando a qualidade do ensino em toda a nossa rede de educação”, ressaltou o secretário Ageu Sodré.

A professora Valquíria Sousa Bastos, da Escola Municipal Sete de Setembro, do povoado de Brejão, trouxe três dos seus alunos, os quais apresentaram o resultado da reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho. Uma aluna do 1º ano fez a leitura com muita fluência do seu texto intitulado Bonezinho Verde, emocionando a todos os presentes.

Todas as escolas da rede foram representadas pelos professores que se organizaram em 09 grupos, estruturando as suas apresentações com os seguintes eixos temáticos: Roda de Leitura e Oralidade; Produção Textual e Matematizando com jogos e desafios.

“Foram belíssimas apresentações com fotos, vídeos, materiais concretos, exposição de atividades, produções textuais dos alunos, bem como de apresentações feitas pelos próprios alunos. A exemplo da turma do 3º ano, do Colégio Municipal Prof. Nenildo Andrade Leite que apresentaram um diálogo entre o Pequeno Príncipe e a Raposa, resultado do projeto de leitura realizado na escola tendo como livro norteador: O Pequeno Príncipe” avaliou o prefeito Ascir Leite, que se fez presente no evento, ao lado da presidenta da Câmara de Vereadores, Marlene Gomes.

O programa “Novo Mais Educação” também foi apresentado como uma experiência exitosa no contra turno da Escola Municipal Coronel Artur Ribeiro. Uma das mediadoras da aprendizagem apresentou um vídeo sintetizando as atividades de alfabetização, bem como as atividades lúdicas e esportivas que fizeram a diferença para a aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização.
Para concluir as apresentações dos professores, uma aluna do 1º ano da Escola Municipal José João Sobrinho, Distrito de Ibipetum, deixou todos os presentes muito felizes com a leitura feita fluentemente do livro “Uma história de Natal”, contando a história do nascimento de Jesus. “Todos se emocionaram e aplaudiram a aluna de 6 anos, com muita alegria e satisfação ao perceber que o resultado do trabalho da formação continuada tendo como foco a alfabetização e letramento está chegando a quem é de direito. As crianças de Ipupiara estão se alfabetizando com sucesso e na idade certa graças ao empenho de cada professor que está fazendo o seu trabalho com amor e dedicação”, ressalta a coordenadora Pricila Gonçalves.

AGRADECIMENTOS – O prefeito municipal Sr. Ascir Leite Santos fez uso da palavra agradecendo a todos os professores e a equipe gestora da educação, a qual vem desenvolvendo com responsabilidade e compromisso o seu trabalho em prol da melhoria dos índices educacionais do município. Parabenizou a todos pelo empenho e desejou feliz natal e votos de um ano novo de muitas realizações.

O Secretário Municipal de Educação Ageu Queiroz Silva Sodré agradeceu a todos os professores pelo trabalho realizado, pela dedicação e empenho. Expressou sua alegria em participar de mais um seminário de experiências exitosas. Desejou a todos com votos de um Feliz Natal e um ano vindouro de grandes conquistas para a educação do município. Agradeceu ao Prefeito Ascir Leite pela confiança e autonomia para a efetivação do Programa Pacto pela Alfabetização no Município, bem como em todos os programas educacionais, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação.

A vereadora Marlene Gomes Martins, anfitriã do evento, parabenizou a todos os professores pelos belíssimos trabalhos de alfabetização que os mesmos vem realizando no município de Ipupiara. Relatou o seu sentimento de alegria e contentamento por ver o quanto as crianças estão se desenvolvendo graças ao amor com que cada professor realiza o seu trabalho docente.

Para finalizar o Seminário, a Coordenadora Pedagógica Maria de Fátima Pereira de Sousa, fez a leitura do cordel “A essência do Pacto”, de autoria da prof. Gilbene Esquivel (Formadora do Pacto – Bahia), entregando a cada participante do seminário a lembrancinha do evento: essência do pacto e o cordel. Em suas considerações finais destacou que a “Essência da Formação Continuada do Pacto” que cada professor conseguiu assimilar em cada encontro formativo deve ser mantida sempre, porque o resultado de todo esforço e dedicação já está se concretizando em nosso município. Ipupiara está alfabetizando com sucesso.

“Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada.
É iluminar um futuro próximo e também distante.
É deixar uma marca útil que se eternizará.
Alfabetizar é mais uma forma de amar” (Augusta Schimidt)
Nossa gratidão a todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Ipupiara, por todas as luzes que cada um vem acendendo na educação do nosso município.
Seja nas escolas da sede ou nas escolas do campo a essência do PACTO já está impregnada na prática pedagógica de cada professor que acredita no poder da alfabetização e do letramento.

A essência que tem o PACTO
Tem o cheiro do cantar
Depende de quem o vê
Muda conforme o lugar
È essência de infância
Do direito da criança
De aprender, ler e falar.
(Gilbene Esquivel)

O seminário foi coordenado pela equipe ocal do Pacto e pelo NALFA, formada Coordenadora Local a Profª Sonia Cunha Ferreira e Coordenadora Pedagógica a Profª Ioná Pricila Andrade Oliveira Gonçalves. ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*