Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IPUPIARA REALIZOU A II CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PARA O MEIO AMBIENTE

Publicado em: 17/4/2018

A Rede Municipal de Ensino de Ipupiara realizou a II Conferência Infantojuvenil de meio ambiente, adotando metodologia da educação contextualizada, focada no espaço local, adotando o construtivismo em sua essência, a partir da pesquisação feita pelos próprios alunos, orientados por um planejamento pedagógico muito bem executado pelos professores envolvidos.

A conferência ocorreu em todo o Brasil, dia 13, na sexta-feira. Em Ipupiara, os alunos e professores não se prenderam às palestras conteudistas aplicadas por algum expert. Gestores, Coordenadores, Professores e alunos mergulharam no cotidiano das comunidades. Diversos locais foram visitados, cada um revelando histórias fabulosas do processo de abastecimento de água para o consumo humano e dessedentação animal. Cada ponto de captação de recursos hídricos revela uma passagem histórica da comunidade, de superação e sobrevivência.

Nascentes, açudes, poços perfurados, sistemas elevados de distribuição de água, entrevistas que pessoas mais idosas, que viveram o processo de evolução do abastecimento, desde à busca de água potável em longas distâncias, carregando em lombo de animais e na cabeça, até o momento em que se tem água tratada na torneira de casa. Todos estes saberes perpassaram pelos alunos durante as pesquisas preparatórias para a conferência.

“Reconhecer nossos espaços e empoderar-nos do seu significado histórico, nos devolve ao contexto de comunidade, fortalece nossas identidades coletivas e aí se estabelece um ambiente de solidariedade, de proteção e consigo, a cultura de paz”, salienta a coordenadora pedagógica, professora Fátima Almeida.

A II Conferência Infatojuvenil Para o Meio Ambiente, com o tema “O cuidado das águas de Ipupiara está em nossas mãos”, envolveu os alunos do 6º ao 9º ano, das unidades de ensino Dr. Arnaldo Santana, Prof. Nenildo Andrade Leite, Aristides Silva e Antônio Carlos Magalhães.

A conferência foi marcada quase que em sua totalidade, pelas as apresentações dos alunos, seja no modo expositivo de relatórios, reconto das histórias ouvidas nas pesquisas, seja com maquetes e apresentações culturais, através das artes cênicas e musicais.

“Foi um momento muito significativo para nós, cada apresentação dos projetos e as apresentações culturais, foram importantíssimas para estabelecermos o diálogo do Cuidar, preservar e valorizar a água. Momento único e significativo!”, manifestou o professor e coordenador pedagógico Osvaldo Bessa.

O prefeito Ascir Leite e o secretário de educação Ageu Sodré, manifestaram-se dizendo, cada um ao seu modo, de que, oportunizar momentos como este, oferecendo todas as condições necessárias para os profissionais de educação e os alunos desenvolverem as atividades, é de fundamental importância para a promoção do conhecimento.

“Todas as comunidades onde tem uma escola, foi debatido sobre o tema da conferência. Eu participei no colégio municipal. Saí de lá muito feliz pelo que vi, das apresentações dos alunos. Espetacular!”, conclui Fátima.ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*