Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

INÉDITO NO BRASIL, SALVADOR GANHA CASA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS

Publicado em: 10/7/2018
Inédito no Brasil, Salvador ganha casa de estudantes quilombolas

Foto: Max Haack / PMS

Localizado na Rua Dr. Otaviano Pimenta, em Matatu de Brotas, a Prefeitura de Salvador inaugurou hoje (10) a Casa do Estudante Quilombola – Ilha de Maré. Inédita no Brasil, a estrutura tem capacidade para abrigar 30 estudantes universitários quilombolas que residem em Ilha de Maré e que cursam o ensino superior em Salvador. De maneira simbólica, as chaves do imóvel foram entregues pelo prefeito ACM Neto (DEM) a Renato das Neves, 31, um dos estudantes beneficiados.

 

Neves, que cursa ciências sociais na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) explicou como a casa vai ajudar os estudantes na conclusão dos estudos. “A rotina era muito difícil. Tinha que acordar às 4h, pegar o barco das 5h para chegar na Uneb às 7h. Ou seja, sempre chegava atrasado e não pegava a aula completa. Quando o mar estava revolto, então, a gente não conseguia atravessar. Esta casa é muito boa, é um sonho. Estou emocionado porque agora fica muito mais fácil para os jovens de Ilha de Maré estudar em Salvador. É um momento histórico para toda a juventude de Ilha de Maré e familiares”.

De acordo com ACM Neto, na construção do imóvel, que possui sala de estudo, área de lazer, sete quartos, cinco banheiros e duas copas, foram investidos cerca de R$200 mil. “É uma felicidade muito grande para a Prefeitura realizar uma iniciativa pioneira no país, que é implantar uma casa de acolhimento de estudantes específica para a comunidade quilombola. Vamos poder acolher e abrigar esses jovens ao longo de todo o percurso deles no ensino superior, ofertando a eles um lugar para morar e se alimentar com segurança e qualidade. Assim é reparada uma dívida histórica com a comunidade, que sempre sonhou com essa estrutura”.

 

Para ter acesso ao espaço, o estudante quilombola deverá apresentar RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*