Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

FORMOSA DO RIO PRETO:TERMOSIRES DETERMINA ESTUDO DE REGULAMENTAÇÃO PARA AMPLIAR AINDA MAIS O APOIO AOS UNIVERSITÁRIOS

Publicado em: 20/3/2018
Em Formosa do Rio Preto, a administração municipal oferta com recursos próprios dois ônibus gratuitos para os universitários e mais de 120 bolsas de estudos, contemplando 200 estudantes que cursam o Nível Superior. Em reunião com estudantes universitários na tarde desta terça-feira (20/03), o prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto, determinou providências para que o município regulamente o uso de ônibus do transporte escolar pelos acadêmicos que estudam em Corrente/PI, no turno noturno.

Será realizado o estudo para encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei com essa finalidade, assegurando que os universitários tenham essa garantia de transporte recorrendo à frota própria já que em razão das limitações financeiras e orçamentárias, a prefeitura não pode locar um número maior de ônibus.

“É inegável que agora nós temos mais qualidade no transporte, conforto, comodidade e facilidade para conversar com o poder público municipal”, reconheceu o acadêmico de Direito, Marcos Santana. Segundo relato dos estudantes, os ônibus mantidos com o esforço da gestão, mesmo não se tratando de obrigação do município fazê-lo, é perceptível não só entre os universitários que os utiliza como dos colegas de outras cidades circunvizinhas que estudam nas instituições de Ensino Superior em Corrente que precisam custear o próprio transporte ou estadia para cursar a faculdade, sem nenhum incentivo das prefeituras.

“Faço questão de criar a lei e submetê-la à aprovação do Legislativo, assim como fizemos com as bolsas de estudos, com lei própria, com regras bem definidas e que fomenta o acesso à universidade. Uma iniciativa inédita e democrática que marca a atual gestão, por sair na frente, não só em Formosa como na região, no incentivo à educação profissional e superior”, explica.

A atual gestão ampliou e democratizou o número de vagas ofertadas, anteriormente havia apenas um ônibus e agora são dois fazendo o transporte dos alunos para a cidade de Corrente. Em 2017, atendeu-se a demanda de 80 universitários, já em 2018 o número de matriculados teria aumentado para 100, conforme relato dos representantes dos alunos. Fato que não estava previsto no orçamento do ano vigente e que ao tomar conhecimento da situação o prefeito encaminhou a imediata análise da viabilidade de ampliar ainda mais o número de vagas.

Também participaram do encontro os acadêmicos Moisés, Leila, Anizinho, Matheus, Elias e Jarbas, secretários de Transportes, Mariano França, e de Administração, Sílvio Buarque, a procuradora Érica Jusmara e o controlador Edvaldo da Silva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*