Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E CRIA NUCA

Publicado em: 26/6/2018

O prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto, pactuou com o Selo Unicef e Fundação Abrinq a qualificação das políticas que atendem às crianças e adolescentes do município. A partir desse compromisso, as políticas da Assistência Social, Educação e Saúde em articulação com a Secretaria Municipal de Acompanhamento das Políticas Estratégicas, Programa e Projetos atuam para fortalecer todas as medidas protetivas que assegurem direitos das crianças e adolescentes.

“Essas ações vão desde a criação do Fundo Municipal da Criança e Adolescente até a eficiência no combate à evasão escolar, rigores na vacinação e acompanhamento sistemático da infância de nosso município”, explica a primeira-dama e secretária de acompanhamento das políticas estratégicas, Ronúbia Setúbal.

Pré-Conferências

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou na última semana as Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, como parte das iniciativas da pactuação do Selo Unicef e, portanto, do fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes de Formosa do Rio Preto.

“A Pré-Conferência prepara os adolescentes e crianças para participar da Conferência Municipal de Crianças e Adolescentes, que acontecerá em setembro, com propostas de melhorias para suas vidas”, explica o secretário de Assistência Social, Edilberto Santana.

Os conteúdos trabalhados nas reuniões dos dias 18 e 19 de junho, com cerca de 400 crianças e adolescentes – estudantes da Escola Municipal Joaquim Alexandre da Silva Filho, evidenciaram que a participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam as suas vidas.

Formosa agora possui o Nuca

O município também apresentou para a comunidade o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), cuja criação é estabelecida pelo Selo Unicef, como parte das suas estratégias para articular os jovens com seus direitos.
O Nuca consiste em um espaço onde os jovens se organizarão em rede para discutir questões importantes para seu desenvolvimento, implementar ações que levem suas reivindicações à gestão municipal.

“A participação de nosso município no conjunto dessas ações reposiciona Formosa como uma cidade que se compromete com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o Milênio proposto pela ONU. Assim, estamos inserindo o trabalho da nossa rede de proteção na agenda mundial de cuidados com os direitos fundamentais da criança e adolescente”, ressalta Santana.

A programação é desenvolvida pela assessoria da Assistência Social e articuladora Unicef, a Mestra Maria Anália Miranda, pelo coordenador do Programa Bolsa Família e mobilizador do Unicef, Fábio Ribeiro, e pelo advogado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Anderson Rodrigues, e envolveram apresentação de curta-metragem, palestra, debate e vídeo de apresentação do Nuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*