Deputado Davidson Magalhães articula melhorias para a população rural de Bom Jesus da Lapa

Publicado em: 19/05/2017

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), em conjunto com o vereador Romeu Thessing e seus assessores, realizaram audiências com secretarias do Governo do Estado para garantir melhorias para o município de Bom Jesus da Lapa. As reuniões com as secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) geraram encaminhamentos como sistemas de abastecimento de água, poços artesianos e reaproveitamento de produtos agrícolas.
Em conjunto, o Projeto Formoso A e H possui uma população fixa de 12 mil pessoas, além de 18 mil flutuantes. A localidade, no entanto, ainda não possui água tratada para atender a comunidade. A Sihs se comprometeu a mudar essa situação, dando início aos estudos para definir a melhor opção entre construir uma adutora ou um sistema simplificado de tratamento de água. “Água é vida. Quem mora ou trabalha em Formoso precisa de água de qualidade”, defende o deputado.
Além de resolver o abastecimento de água para o distrito de Formoso, a Sihs também vai perfurar, locar e instalar sete poços artesianos em outras comunidades mais afastadas da cidade que ainda não possuem água potável. Quem vai executar as obras é a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).
O perímetro irrigado de Formoso é o maior produtor de bananas do Nordeste, e segundo do país. Muitas das bananas produzidas, no entanto, não são comercializadas. A Setre vai iniciar um projeto de economia solidária para aproveitamento desse excedente de produção. O projeto visa produzir derivados de banana, como banana-passa e doce de banana, gerando renda para os produtores da agricultura familiar da região.
“Toda essa banana que não é vendida tem que gerar outros produtos, isso vai aumentar a renda da família que vive do campo”, afirma Davidson. À frente da Setre, Olívia Santana garante que o projeto é prioridade. “Vamos girar todos os esforços da secretaria para este projeto, nos interessa muito criar alternativas de geração de renda para a população rural de Bom Jesus da Lapa”, diz.

Participe ! Deixe seu comentário !

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*