BROTAS DE MACAÚBAS: DATA DA EMANCIPAÇÃO É QUESTIONADA

Publicado em: 29/03/2015

Por Rosalvo Martins Júnior

 

IMPERADOR DO DIVINO

IMPERADOR DO DIVINO

ESCRITORA LANÇA LIVRO

ESCRITORA LANÇA LIVRO

cartaz promocional

AÇUDE DE BROTAS DE MACAÚBAS

AÇUDE DE BROTAS DE MACAÚBAS

Emancipado em 20 de junho 1882 por decreto imperial (desmembrado de Macaúbas), o município de Brotas de Macaúbas comemora no próximo dia 30 de março, de forma errônea e deturpada 77 anos de emancipação política. A confusão tem origem na data fixada pela Lei Orgânica do Município de 1990, que está errada. Apesar de oficialmente comemorar-se 77 anos de emancipação o município tem mais que dobro dessa idade. Só a título de comparação, o centenário da Paróquia aconteceu em 8 de setembro de 1947.

 

A questão já começa a ser debatida nas escolas e a controvérsia foi levada à Câmara Municipal que ainda não tomou uma decisão concreta para desfazer esse erro histórico. A história brotense é muito mais antiga e relata o heroísmo de seus filhos na primeira década do século XX, pegando em armas para lutar pela hegemonia do município, no “barulho” protagonizado pelos “coronéis” Horácio de Matos e Militão Coelho. Terra do geógrafo Milton Santos e local escolhido pelo guerrilheiro Carlos Lamarca para se esconder nos anos 70 e onde foi morto ao lado do brotense Zequinha Barreto, a cidade possui escritores, poetas, cantores, músicos – celeiro intelectual da região.

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Parque Eólico de Brotas de Macaúbas Foto: Alberto

Parque Eólico de Brotas de Macaúbas
Foto: Alberto

FESTA DA PADOREIRA DE BROTAS DE MACAÚBAS

FESTA DA PADOREIRA DE BROTAS DE MACAÚBAS

ARTESANATO DE CRISTAL

ARTESANATO DE CRISTAL

O município de Brotas de Macaúbas, que era extraordinariamente grande e tinha sete mil quilômetros quadrados, indo de Morpará (margem do Rio São Francisco) até Barra do Mendes, hoje possui consideráveis 2.372,44 km2 e o primeiro parque eólico da Bahia. A primeira penetração no território aconteceu na segunda metade do século XVII, por garimpeiros à procura de ouro e pedras preciosas. Dessas incursões o pequeno povoado foi elevado à condição de freguesia, em 1847, com o nome de Nossa Senhora das Brotas de Macaúbas. O arraial desenvolveu-se em função da comercialização do diamante e, em 1878, criou-se o município com o nome de Vila Agrícola de Nossa Senhora das Brotas de Macaúbas.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cujo site a verdade sobre a emancipação em 1882 está confirmada, dizem que em 1931, simplificou-se o topônimo para Brotas, e posteriormente, em 1943, para Brotas de Macaúbas. No decorrer de sua história, Brotas de Macaúbas teve seu território desmembrado para formar os municípios de Barra do Mendes e Ipupiara (1958) e Morporá, em 1962. O distrito de Corrente foi anexado ao município de Oliveira dos Brejinhos (nos anos de 1920).

 

BROTAS DE MACAÚBAS-CASARIO ANTIGO

BROTAS DE MACAÚBAS-CASARIO ANTIGO

BROTAS DE MACAÚBAS-IGREJA

BROTAS DE MACAÚBAS-IGREJA

BROTAS DE MACAÚBAS-REGISTRO ANTIGO

BROTAS DE MACAÚBAS-REGISTRO ANTIGO

BROTAS DE MACAÚBAS-BELEZAS NATURAIS

BROTAS DE MACAÚBAS-BELEZAS NATURAIS

Os primeiros habitantes, índios Muriybeka, foram aos poucos subjugados por garimpeiros atraídos pelas pedras brilhantes. Gente vinda de diversas regiões do Brasil, como Minas Gerais, e também por portugueses, especialmente da Ilha de Açores, trazendo os primeiros escravos negros. É dessa ilha portuguesa a origem da Festa do Divino Espírito Santo em nossa região e celebrada há mais de 200 anos.

 

CAYAM-BOLA, PRIMEIRO NOME

 

Pelos registros orais, pois não existe nada oficial quanto a isso, o primeiro nome de Brotas de Macaúbas foi Cayam-Bola, provavelmente de origem indígena. Além dos índios, que desapareceram na forma original, mas que deixaram a sua marca nos traços de nossa gente, os primeiros habitantes eram garimpeiros e pessoas que trabalhavam na extração e comercialização de diamantes, muitos dos quais vindos da Portugal.

Brotas de Macaúbas também é um dos maiores produtores de cristais de quartzo, atividades muito difundida nas décadas de 40, 50, 60, 70 e 80. Hoje, o quartzo com fios dourados – rutilo – pode ser a grande esperança para a nossa economia, mas os garimpos ainda asseguram poucos empregos, os lucros vão para uma minoria e não há recolhimento de impostos.

 

IDENTIDADE CULTURAL

 

A cidade possui alguns marcos dignos de registro, a exemplo da Pedra do Urubu onde, diz a lenda, estaria a marca do pé do coronel Horácio de Matos durante as lutas em defesa pela soberania do município. O açúde, construído no final do século XIX, incío do século XX – época de grande fome – fica na entrada da cidade, tendo ao fundo o Morro da Colônia, é outra referência que remete a nossa lembrança, assim como o hoje depredado e esquecido Boqueirão e a Capelinha.

 

RUPESTRES

RUPESTRES

RESGATE DO REISADO EM BROTAS DE MACAÚBAS-BAHIA

RESGATE DO REISADO EM BROTAS DE MACAÚBAS-BAHIA

BROTAS DE MACAÚBAS- VISTA PANORÂMICA

BROTAS DE MACAÚBAS- VISTA PANORÂMICA

LAGEDO - BROTAS DE MACAÚBAS-BAHIA

LAGEDO – BROTAS DE MACAÚBAS-BAHIA

Há também belos exemplos da arquitetura colonial, especialmente em casas da Praça Dr. João Borges que resistiram ao tempo e à sanha consumista dos homens. Com relação a isso, registramos a destruição do Sobrado do Major Quintino Arcanjo Ribeiro, local onde, nos anos 60, funcionou o Colégio Cenecista. A Igreja de Nossa Senhora de Brotas é outro destaque, valendo o destaque para a nova torre construída no início deste século XXI, nos mesmos moldes da primeira, edificada pelo pedreiro José Viana em meados do século passado.

 

ZEQUINHA E LAMARCA

ZEQUINHA E LAMARCA

MILTON SANTOS

MILTON SANTOS

BROTAS DE MACAÚBAS- HORÁCIO DE MATOS

BROTAS DE MACAÚBAS- HORÁCIO DE MATOS

ACUDE DE BROTAS DE MACAÚBAS

ACUDE DE BROTAS DE MACAÚBAS

Na memória coletiva do nosso povo, dois marcos culturais, igualmente destruídos pelo descaso: A Lapinha de Joana Messias que, com a morte da proprietária, não foi conservada pelos parentes (ela não tinha filhos) e nem pela administração pública. O outro exemplo é o Reisado – sendo o mais conhecido e popular o Reis de Lalu – que perdeu-se no tempo, buscando-se hoje o seu resgate através do Grupo Cultural Cayam-Bola. O legado cultural afro-descendente está presente principalmente nas manifestações folclóricas – reisado e samba de Angola – hoje praticamente inexistentes. Dos índios, ainda guardamos a tapioca e o beiju, além de alguns pratos típicos como o cortado de banana verde.

VISTA AÉREA DE BROTAS DE MACAÚBAS

VISTA AÉREA DE BROTAS DE MACAÚBAS

FESTA DO DIVINO EM BROTAS DE MACAÚBAS-BAHIA

FESTA DO DIVINO EM BROTAS DE MACAÚBAS-BAHIA

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