Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO: FEIRANTES E COMERCIANTES DO MERCADO MUNICIPAL SE REÚNEM COM EQUIPE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Publicado em: 25/1/2018

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) tem organizado momentos de orientação e debate com feirantes e comerciantes do Mercado Municipal sobre diversos assuntos relacionados ao ambiente. Desta vez o encontro foi com profissionais da Vigilância Sanitária no auditório da prefeitura na tarde do dia 23 de janeiro de 2018.

“Pela primeira vez, e nesta gestão que o município de São Desidério tem uma equipe de Vigilância Sanitária completa, de acordo com as exigências legais, dispondo de enfermeira, farmacêutico e médico veterinário, profissionais capacitados para orientar adequadamente os donos de estabelecimentos. Precisamos desmistificar a ideia de que a Vigilância é só para fiscalizar e punir, mas sim para orientar, com objetivo de melhorar o atendimento, oferecendo mais segurança ao consumidor e atraindo mais clientes, a parceria é muito importante”, revela a diretora da Vigilância, Luzeni Alves.

O Mercado Municipal é um local aberto que recebe vários públicos, muitos produtos e serviços são ofertados nas dezenas de barracas e boxes. Com o objetivo de organizar o ambiente e levar segurança alimentar aos consumidores, os profissionais orientaram sobre armazenamento e preparo de alimentos, higienização do espaço e de utensílios, reaproveitamento de sobras entre outros assuntos. “A maioria dos trabalhadores nunca recebeu essas instruções, estamos aqui para ajudar nesse sentido, evitando a proliferação de bactérias e fungos e a contaminação dos alimentos”, ressalta a enfermeira da Vigilância, Maria Joaquina da Conceição.

Para o veterinário João Vicente, A Vigilância é um órgão fiscalizatório e também orientador que busca proteger a saúde coletiva. “Temos normas a seguir e precisamos garantir que os comerciantes do mercado conduzam suas atividades observando essas normas”, alerta. No encontro também foram abordados assuntos como Noção Básica de Administração, Relacionamento com Clientes, Doenças Transmitidas na Manipulação de Alimentos entre outros.

“Estamos conversando com os feirantes e comerciantes do mercado sob a condição de empreendedor, queremos que ofereçam, pelo menos, estrutura mínima ao cliente e estamos trabalhando também para melhorar a estrutura física do espaço no que for de responsabilidade do poder público, além de oferecer esses momentos de orientação”, garante a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

Texto e Foto: Jackeline Bispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*